sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Organizações do Bobo da Corte

Particularmente é meu sonho de consumo trabalhar numa empresa com este perfil. Nas organizações do Bobo da Corte, a diversão se confunde com o trabalho. Não é para qq um. Quem trabalha nestes lugares precisa gostar de liberdade, mas não se perder na brincadeira e esquecer do trabalho. E os gestores precisam ter confiar nas pessoas que estão brincando agora, mas vão terminar seus trabalhos. As mais famosas são:

Google. Desde o logotipo colorido e os doodles  animados, o ambiente geográfico e o clima no trabalho, tudo mostra a presença deste arquétipo. E não é à toa que o Google se tornou o gigante que é. Não tem como ter ideias realmente inovadoras com repressão.
Google

Yahoo! Sonoridade do nome já é divertido. Cores, tipografia, exclamação no final, todas são características do Bobo da Corte. E olha só o visual do lugar!
Yahoo!



Outros cases para dar inveja:
Fábrica californiana  Patagonia fecha para seu pessoal ir à praia em dias mtos ensolarados. Mas qdo precisam fazer hora extra até tarde, todo mundo fica. Bom o mundo assim né! Claro que os produtos oferecidos ajudam as pessoas a se divertirem. 

Sede da Burguer King em Miami tem espaço para recreação com pista de skate, mesa de sinuca, e quadra de basquete. Tb oferece beliches e chuveiros, assim o pessoal alterna entre trabalhar e se divertir qdo os projetos estão com prazos apertados.

O bobo ajuda a promover a inovação nas organizações quebrando as categorias tradicionais de pensamento. Um estudo dividiu em grupos pessoas de vários arquétipos para fazer um brainstorm para gerar ideias para melhorar a vida das pessoas de um hospital de câncer.
As melhores ideias foram as das pessoas com arquétipos do Bobo, de que os pacientes não deveriam perder seu tempo nas salas de espera qdo o mêdico está atrasado, ou qdo os exames demoram para sair. A ideia foi dar um bip ao paciente e deixá-lo passear. Ele seria avisado qdo fosse realmente a hora de voltar ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário