sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Empresas com arquétipo do Inocente


“Odeio ver filmes baixo astral. Eu sei que a vida não é assim e não quero que ninguém venha me dizer que ela é assim.” Disney.


As empresas também tem personalidade, e várias delas são ou estão baseadas no arquétipo do inocente.
Só para citar os clássicos, tem o exemplo óbvio da Coca Cola. Seu jingle famoso veiculado por 6 anos "Quero fazer do mundo um lar e mobiliá-lo com amor. Criar macieiras, abelhas e pombas brancas como a neve.”  
Mostra o posicionamento da empresa em passar mensagens "alto astral" e singelas, que se encaixam perfeitamente na visão de  mundo das pessoas deste arquétipo. 

Atualmente, como a crise econômica na Europa está tornando as famílias  multigeracionais, com os avós ficando em casa tomando conta dos netos, a Coca Cola fez uma campanha levando uma mesa pública e um chef à Nápoles, Itália. 
O objetivo é perfeito para o arquétipo do inocente: reunir as famílias para fazerem refeições juntas, dentro do conceito de "levar a felicidade".


Omo também é uma marca do arquétipo do inocente. Este arquétipo valoriza a tradição, a pureza, a família. E estes são valores que podemos ver na marca Omo.
A linha de comunicação tem seguido o tema "deixe suas crianças livres para se sujarem".  Sim, porque este arquétipo adora as suas crianças, são pais zelosos, ás vezes até demais...




Família, 
limpeza, 
pureza, 
branco, 
cuidados.





Márcia Mello
As mulheres deste arquétipo não se arriscam com a moda. Querem estar bem vestidas, mas nada fora do convencional, nada extravagante. 
Neste caso, o melhor não é ter estilo próprio, e sim seguir uma tribo de tons pastéis, onde quem manda mais é a cor bege.

Mulher adulta, porém infantilizada segurando o doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário