sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Arquétipo Bobo da Corte

Uma pessoa me pediu via facebook para escrever sobre este arquétipo. Isso faz meses e eu só vi agora pq o face tem uma pasta escondida chamada "outros" e é para lá que ele manda as mensagens de quem não é amigo. Desculpe a demora!
Charles Chaplin


As regras foram feitas para serem quebradas

O nome "Bobo da Corte" pode provocar um certo preconceito nas pessoas. Mas de bobo eles não tem nada! Lembram do bobo da corte dos reis e rainhas? Eles estavam lá para entreter a realeza, mas eram eles quem diziam " as verdades", de maneira brincalhona e irônica, quase sempre escapando de ir para guilhotina.
O bobo da corte é aquela pessoa que anima as festas, e que chega e diz ironicamente "nossa que planilha bem feita!", qdo a sua planilha está uma bagunça e na maioria das vezes todo mundo ri, e não acham ruim a crítica dele. Outras vezes ele passa apertado, como tem acontecido com o Rafinha Bastos e os seus diversos processos por falar demais.
Aliás,mesmo que não for bonito, ele vai fazer sucesso com as mulheres, pq ele sempre será o cara divertido, deixando as coisas mais leves.

Palhaço, malandro, crianças e todos que adoram bancar o bobo sendo espontâneos.São pessoas que tem fé de que podem ser elas mesmas e ainda assim serem mto queridas pelos outros. Diferente dos arquétipos do  Cara Comum e do Amante que exercem a autocensura para se encaixarem e serem aceitos.
Este arquétipo detesta estraga-prazeres, pessoas sérias demais e que não tem senso de humor. Um aspecto negativo que pode acontecer com o Bobo da Corte é ele brincar demais com as coisas e não levar nada a sério, nem refletir sobre nada.

São pessoas com raciocínio rápido - rápido no gatilho para falar as piadas e trollar as pessoas e situações - impulsivas e carismáticas.
Dave Grohl



Desejo básico: viver no momento presente, com alegria total.
Meta: divertir-se e alegrar o mundo.
Medo: aborrecer-se ou ser maçante com as pessoas.
Estratégia: brincar, fazer piadas, ser engraçado
Armadilha: só brincar e não fazer nada
Dom: alegria

Um comentário:

  1. a frase de inicio "as regras foram feitas para serem quebradas" se refere ao fora da lei e não ao bobo da côrte

    ResponderExcluir