domingo, 11 de agosto de 2013

O Criador

Pessoas do arquétipo do Criador tem naturalmente muitas ideias e ficam satisfeitas em verem essas ideias tomarem formas.
Naturalmente expressivo, original e criativo, que gosta de demonstrar a sua criatividade e muitas vezes são capazes de motivar o pensamento criativo em outros.
Sobre o criador:
Desejo: criar algo de valor, duradouro, reconhecimento.
Meta: dar forma às ideias.
Medo: ter uma visão medíocre, trabalho medíocre.
Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística.
Tarefa: criar cultura, expressar a própria visão.
Armadilha: perfeccionismo, criação equivocada.

Pessoas deste arquétipo têm a necessidade de criar e inovar. Olham para as coisas e imaginam que elas poderiam ser de outra forma. Se não podem criar, se sentem sufocadas.
Não gostam do que é comum. Expressam sua criatividade em suas roupas, casas, escritórios, etc.
Os criadores temem que suas criações sejam julgadas severamente pelos outros. Embora eles mesmos possuem um senso mto crítico em relação à própria criação. Geralmente todo criador é altamente perfeccionista. Como resultado, temem dar ouvidos a essa voz interior e nunca terminar uma obra.

Para o criador, estruturas determinam resultados. Cada criador tem uma visão, que é a oportunidade de expressar a si mesmo. Então um criador não gosta de dar continuidade ao trabalho de outro, como por exemplo, usar alguns desenhos já prontos de outro artista para um composição. Ele tem a necessidade de começar sua estrutura do zero. Neste ponto são parecidos com políticos. Valorizam a estrutura. Cada um tem a sua visão. 
Hoje existem mtos programas de tv voltados para o criador. Ser criador não é só fazer escultura ou pintura, é dar forma a uma estrutura. Aí entra os programas de emagrecimento - um personal trainer visualiza o potencial e quer (literalmente) mudar a forma daquela estrutura. Quer recriar:


E apesar das mulheres terem voltado ao mercado de trabalho a um bom tempo, o arquétipo do criador, voltado para o lar, ainda é bem forte, como mostram os diversos programas de culinária, de decoração, artesanato, moda...etc:


Os criadores adoram desmantelar velhas estruturas para criar novas. É isso que a maioria dos consultores, especialmente os de marketing fazem. Mesmo que não trabalhem com a arte, podem ter o arquétipo do criador dentro de si.

Aí embaixo segue a minha poltrona. Ela é super antiga, eu reformei duas vezes, primeiro em zebra e depois deixei bem colorida. Agora, pq eu não comprei uma poltrona nova? Pq o meu arquétipo do criador me faz querer, eu mesma por a mão na massa e reformar - me expressar. Então produtos e serviços que me dão esta oportunidade são mto atraentes para mim. Criador não quer tudo pronto. Quer fazer!
Odeia produtos em massa - commodities. Quer tudo personalizado.


2 comentários: