sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Marcas

Várias marcas de comida estão neste arquétipo, mas somente as comidinhas que não são saudáveis. É uma ótima estratégia, já que não pode-se dizer "coma, é saudável", o caminho é falar "coma, é divertido, é legal".
Funciona com todas as idades, especialmente com crianças e adolescentes que estão mais dispostos a trocar o brócolis pela batata frita.
Chiclets
Ruffles


Pepsi
Olha a situação da Pepsi, ela precisava encontrar um posicionamento para concorrer com nada menos que a Coca Cola. E o que vc faz qdo tem que concorrer com uma marca estabelecida, forte, com arquétipo do Inocente, que é politicamente correto, (tanto quanto pode ser), que tem a missão de espalhar alegria e esperança (missão da Coca Cola). Você literalmente começa a "zuar" a outra marca.
É como na vida, se vc quer conquistar alguém e o seu concorrente é todo bonitinho, certinho, bem sucedido e vc não é nada disso...a alternativa é zuar a pessoa! Mostrar como o certinho pode ser mala.
Resumindo, ela debocha da presunção da marca estabelecida.
O vídeo postado acima é de 2010, e é ótimo! Mostra a Pepsi trollando a Coca. Abaixo temos a imagem das duas marcas nas redes sociais.
Pepsi

Coca-Cola


Skol tb é uma marca do Bobo da Corte. As propagandas mostram um clima de descontração e diversão. A ideia é tomar várias! Bem diferente do posicionamento das cervejas artesanais, onde a ideia é degustar e apreciar o sabor da cerveja.
Tb tem um link acima da propaganda da Skol Litrão.

Havaianas é outra marca menos debochada, mas segue este posicionamento, pq um chinelo não é algo sério. Vc só vai trabalhar de chinelo, se trabalhar em um lugar bem descontraído (ou se machucou o pé).
Os filmes publicitários que a marca tem feito não são com palhaçadas, como a Skol, mas são divertidos, leves e mostram artistas famosos em situações casuais.


Bombril ficou anos com o mesmo garoto-propaganda sacaneando as outras marcas concorrentes e mostrando a limpeza de uma forma divertida. Embora tb tenha um pé no arquétipo Cara Comum.

Enfim, vamos encontrar este arquétipo presente em diversas marcas de artigos esportivos, parques de diversão, lojas de brinquedos e tudo que ajude as pessoas a se soltarem e se divertirem.




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