Como se faz o marketing eficaz para este público?
Produtos autênticos
Peças de colecionador que tenham história
Personalizado
Objetivo
Vendas online funcionam bem
Tem que se sentir especial
Não gosta de mtas parcelas para não se sentir preso.
Material resistente pq explorador vai ou quer ir para lugares inóspitos. E pq está pensando em aventuras e deixa o produto cair.
Este arquétipo também é ideal para sua marca se o seu produto pode ser consumido em movimento. Ele se diferencia de outros produtos da mesma categorias que são mais conformistas ou comuns.
domingo, 23 de setembro de 2012
Empresas com perfil do Explorador
Para vender para o explorador, imagine que ele durante toda a vida faz uma jornada e precisa de
acessórios.
Esses acessórios geralmente são de materiais resistentes, duráveis e personálizeis. Porque o este arquétipo gosta de fazer as coisas do seu jeito, gosta de ser diferente, é assim que ele mostra quem é.
Algumas marcas:
Carros, geralmente 4x4,mesmo que de fato o explorador não viaje para lugares inóspitos, ele gosta de pensar que "pode" ir a qualquer momento. Além disso, esses carros sempre trazem com eles a mensagem explícita ou não de "sem limites". E tudo que remete à liberdade, toca o coração do Explorador.
Outra categoria diferente de carro, mas que também funciona, são os carros "pesonalizados" como o Smart . É pequeno, (explorador vai sozinho, não é mto de grupo),
é personalizado (permite que o Explorador se expresse), é diferente...
acessórios.
Esses acessórios geralmente são de materiais resistentes, duráveis e personálizeis. Porque o este arquétipo gosta de fazer as coisas do seu jeito, gosta de ser diferente, é assim que ele mostra quem é.
Algumas marcas:
Carros, geralmente 4x4,mesmo que de fato o explorador não viaje para lugares inóspitos, ele gosta de pensar que "pode" ir a qualquer momento. Além disso, esses carros sempre trazem com eles a mensagem explícita ou não de "sem limites". E tudo que remete à liberdade, toca o coração do Explorador.
Outra categoria diferente de carro, mas que também funciona, são os carros "pesonalizados" como o Smart . É pequeno, (explorador vai sozinho, não é mto de grupo),
é personalizado (permite que o Explorador se expresse), é diferente...
![]() | |
| Google Chrome, o navegador mais personalizável / Starbucks, todos os detalhes que chamam atenção do Explorador. |
Acessórios para jornada. Produtos resistentes, que permitem ir à qualquer lugar.Além do apelo que todos tem com a natureza e a liberdade.
Acessórios que permitem que as pessoas escolham as suas coisas, suas músicas. Como ipad, itunes...etc e o avô walkman (inventado por um brasileiro! http://www.redetec.org.br/inventabrasil/pavelw.htm) também são apelativos, permitem que as pessoas façam as coisas sozinhas.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Exploradores no trabalho
- Valorizam individualidade
- Minimizam as regras
- Horário flexível
- Tomada de decisão horizontal
• Espera ter permissão para fazer as coisas do seu jeito. Mesmo em decisões já
tomadas pela gerência, os exploradores precisam de permissão para usar seu
próprio julgamento quanto aos meios de atingí-lo.
• Traje informal
Trabalham em empresas desinibidas, pequenas e médias por causa da liberdade.
Tendência a abrir seu negócio ou tornar-se consultor.
Adepto a escritório virtual.
Quando as coisas vão mal, as organizações do explorador tornam-se anárquicas.
• É inovador dentro da empresa.
Alice no país das maravilhas - Exploradora
O arquétipo da Alice é um representante perfeito.
Alice entra no buraco do coelho branco, como quem entra em uma jornada interior.
No começo Alice é mto pouco Alice, como diz o Chapeleiro Maluco, falta-lhe “muiteza”, falta ser mais Alice.
Ela quer encontrar seus próprios valores. Se sente pequena e todos a tratam com rispidez. Se sente mto grande, pq ás vezes tem um ego enorme, e finalmente consegue achar seu próprio tamanho.
Qdo Alice acha seu verdadeiro tamanho, torna-se autentica.
Alice é a única heroina solitária. Não precisa ser salva. Faz seu próprio caminho.
Ela precisa ultrapassar o ego. "Cortar a cabeça" que é dito à toda hora, é a represenação simbólica de transcender o ego, ir além da mente. Quando Alice consegue se reafirmar, eliminar o ego, eliminar os conselhos que vem de fora, ela mata o Jaguadarte.
Alice entra no buraco do coelho branco, como quem entra em uma jornada interior.
No começo Alice é mto pouco Alice, como diz o Chapeleiro Maluco, falta-lhe “muiteza”, falta ser mais Alice.
Ela quer encontrar seus próprios valores. Se sente pequena e todos a tratam com rispidez. Se sente mto grande, pq ás vezes tem um ego enorme, e finalmente consegue achar seu próprio tamanho.
Qdo Alice acha seu verdadeiro tamanho, torna-se autentica.
Alice é a única heroina solitária. Não precisa ser salva. Faz seu próprio caminho.
EU Explorador
Sim, o Explorador tem uma visão crítica do sistema, igual ao arquétipo do Herói. A diferença é que o Herói quer mudar o mundo, e o Explorador quer mudar a si mesmo, por que ele é sua própria prioridade.
Sobre o mundo, ele quer explorar, conhecer, colocar o pé na estrada.
Por isso propagandas com apelos "sem fronteiras", tocam tanto o Explorador.
Ele gosta de ser diferente, porque assim consegue mostrar sua identidade.
Pode usar tatuagens e piercings para se diferenciar, mas entristece qdo cai no gosto
popular.
Ser autêntico está acima das convençoes sociais.
Se vêem como pessoas à frente de seu tempo.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Explorador
Palavras chave: Liberdade, independência, solitário, autodescoberta, natureza, individualidade, rebelde, andarilho, diferente.
A
maioria das pessoas na fase da adolescência ou da meia idade vive este
arquétipo ou o do fora da lei, porque são fases de redescobertas.
As pessoas deste arquétipo buscam sozinhas a sua identidade. Não
tem a necessidade grande de formar uma família como os inocentes tem.
Colocam
o pé na estrada. São inconformados. Sentem que "não pertencem".
Como
querem ser autênticos, falam o que pensam, pq não valorizam tanto o
grupo, como valorizam a liberdade de expressão, ou qualquer forma de
liberdade.
Também são egocêntricos. Como estão em busca do "eu", pensam muito em si mesmos. Não querem ser limitados.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Empresas com arquétipo do Inocente
“Odeio ver filmes baixo astral. Eu sei que a vida não é assim e não quero que ninguém venha me dizer que ela é assim.” Disney.
As empresas também tem personalidade, e várias delas são ou estão baseadas no arquétipo do inocente.
Só para citar os clássicos, tem o exemplo óbvio da Coca Cola. Seu jingle famoso veiculado por 6 anos "Quero fazer do mundo um lar e mobiliá-lo com amor. Criar macieiras, abelhas e pombas brancas como a neve.”
Mostra o posicionamento da empresa em passar
mensagens "alto astral" e singelas, que se encaixam perfeitamente na
visão de mundo das pessoas deste arquétipo.
Atualmente, como a crise econômica na Europa está tornando as famílias multigeracionais, com os avós ficando em casa tomando conta dos netos, a
Coca Cola fez uma campanha levando uma mesa pública e um chef à
Nápoles, Itália.
O objetivo é perfeito para o arquétipo do inocente:
reunir as famílias para fazerem refeições juntas, dentro do conceito de
"levar a felicidade".
Omo também é uma marca do arquétipo do inocente. Este arquétipo
valoriza a tradição, a pureza, a família. E estes são valores que
podemos ver na marca Omo.
A linha de comunicação tem seguido o
tema "deixe suas crianças livres para se sujarem". Sim, porque este
arquétipo adora as suas crianças, são pais zelosos, ás vezes até
demais...
Família,
limpeza,
pureza,
branco,
cuidados.
As mulheres deste arquétipo não se arriscam
com a moda. Querem estar bem vestidas, mas nada fora do convencional,
nada extravagante.
Neste caso, o melhor não é ter estilo próprio, e sim
seguir uma tribo de tons pastéis, onde quem manda mais é a cor bege.
Mulher adulta, porém infantilizada segurando o doce.
Assinar:
Postagens (Atom)













