quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Amante no trabalho (sem piadinhas!)


No trabalho o amante é realmente dedicado, pq ele não tem problemas em se doar. A ligação dele com a empresa é tb emocional, então qdo tudo está bem, o trabalho flui perfeitamente, mas a dificuldade aqui é lidar com os problemas da empresa sem levar para o lado pessoal.

Uma crise pequena se transforma numa grande crise por causa da carga emocional do amante.
Mais do que outros arquétipos, o amante quer o reconhecimento no trabalho. Elogie!

Detalhe - notem que algumas marcas famosas do Amante usam logotipos que se entrelaçam, se fundem. 



Marketing para Amantes


No marketing tb é assim. Amantes criam fácil uma relação com as marcas. Se a relação será de amor ou ódio, depende da atitude da marca. Todo mundo gosta de ser bem atendido, mas o amante gosta de ser especial, e se conseguir isso ele retribuirá pq tem uma ligação emocional.

Meu amigo Eduardo é deste arquétipo. Lembro-me dele triste pq a Vivo tinha cometido um erro na fatura e ainda por cima o atendeu mal. Ele falava disso como falava de uma pessoa: “eu sou cliente há anos, eu pago em débito automático; eu gosto da Vivo e eles me tratam assim!”

Aliás, é recorrente ouvir Eduardo falar de marcas assim: “sou cliente há anos, gasto muito lá, gosto da marca”.

Em lojas, sempre que é bem atendido ele diz para atendente que adorou o trabalho dela, faz questão de expressar. Assim tb, qdo é mal atendido...saí de baixo!

É dica velha, mas vale investir em cartões parabenizando este cliente, chamar pelo nome. Promoções que transmitam a mensagem de que ele faz parte de um grupo seleto, de que ele é um dos primeiros a ser contatado. Enfim fazê-lo se sentir especial.

Como é cinestésico campanhas em que de fato ele pode pegar, experimentar um produto, são mais efetivas do que as campanhas em que ele apensa pode ver. Amostras grátis são uma ótima opção.

Outra coisa, é que o amante compra produtos que atraiam a atenção para ele. Adora o último lançamento tecnológico, o carrão, a comida de boa qualidade – devidamente fotografada e postada.

Á primeira vista, o amante parece mesmo ser um exibicionista, e eu não sei se realmente é. Mas eu sei que se o produto favorece à exibição, ao romance e sedução - grandes chances  do amante comprar.
Venus de botticelli ícone de beleza - amante.




Arquétipo do Amante

Quando se trata do arquétipo do amante, a pergunta central é: meu produto/serviço faz com que essa pessoa seja apreciada pelos outros?

Lendo a palavra “amante”, logo associamos com alguém que é a 3° pessoa num relacionamento, mas aqui não se trata disso, trata-se de alguém que coloca o amor como o centro de sua vida. No sentido de procurar sempre, por todos os meios, ser apreciado pelas outras pessoas.




O amante é cinestésico (pessoa que precisa tocar em outras pessoas, objetos,etc). Ele abraça de verdade e odeia os “beijinhos no ar”.


Valoriza mto a beleza. O amante é sempre aquela pessoa cheirosa, bem vestida. Tem a casa limpa e em ordem.
O amante está sempre medindo o tamanho da consideração que se tem por ele. Medindo e comparando com a que se tem com outras pessoas.

Quando vc tem um amigo deste arquétipo, certamente ele quer ser o melhor amigo, o que saberá primeiro das notícias, o primeiro a ser lembrado.

Claro que ele tb é um amigo dedicado, amoroso e sempre ciumento. E não terá problemas em comprar coisas de boa qualidade para agradar. Sim, o amante gasta!

Como já disse acima, não se trata aqui do amante como 3° pessoa no relacionamento, mas tb existe esta tendência neste arquétipo. O amante não tem problemas em se doar, em falar o que os outros querem ouvir, em se aconchegar. Então se tornam pessoas muito atraentes, com mtas “ofertas” aparecendo e assim fica difícil resistir à tentação! 





sábado, 24 de novembro de 2012

O Prestativo


_Ju, não anda na calçada ao lado da rua, um carro pode perder a direção, subir na calçada e te atropelar.


_Olha, senta atrás do banco do motorista, pq estatisticamente se acontecer um acidente, é este lado que fica menos detonado.

_Juliana! não deixe seu copo destampado na balada! pode passar alguém  e jogar alguma coisa na sua bebida!

Meu amigo Ricardo é como arquétipo e adjetivo, o Prestativo. Ele está sempre cuidando de todo mundo, sem nem perceber que faz isso. Claro que este arquétipo é um pouco pessimista, afinal, ele precisa pensar no pior que pode acontecer para prevenir possíveis acidentes e situações indesejadas.

A Johnson & Johnson é uma empresa deste arquétipo tb. Seus produtos são para cuidar e proteger a família. É confiável, aconchegante. 
O Prestativo - Ricardo, estava assistindo uma apresentação minha sobre arquétipos e qdo viu esta imagem da Johson, deu um pulo: "agora eu sei pq eu só saio com mães!".
rs....acontece que o Ricardo é solteiro, sem filhos, mas há anos que ele só se envolve com mulheres que tem filhos. Ele achava que era um tipo de karma, ou coisa assim, mas viu que como ele é tão prestativo, e o prestativo precisa "cuidar" acaba agradando mto às jovens mães!

Bem, ele enxergou isso como uma oportunidade de "nicho de mercado" - namorar jovens mamães. Atualmente pensa em comprar um minivan pra levar todas as crianças...rs. Sim, pq os relacionamentos com as mães terminam, mas ele continua sendo o "tio" favorito dos filhos delas e sempre os visita.

Marcas tradicionais tb são atrativas. O prestativo não gosta de se arriscar. Ele não vai fazer questão em "ter um estilo". Ele quer estar estar bem vestido sim, mas com marcas convencionais, assim não corre o risco de errar.
Tb preferem à segurança ao invés da ousadia. Um emprego seguro, que já conhecem é mais atrativo do que um com melhor salário, que eles não conhecem, não sabem no que vai dar. Então são ideais para vagas que precisam de estabilidade.
Por causa da estabilidade com o grupo, os prestativos qdo se chateiam com alguém, dificilmente brigarão com essa pessoa. Preferem se afastar e ficar quietos esperando a raiva passar, ou se não tiver jeito, preferem excluir a pessoa do grupo de amizades, sem fazer alardes.

Dicas:
Sim, vc pode emprestar algo para o prestativo, ele não vai quebrar e vai devolver. Embora eles não gostem de pedir nada emprestado...e nem de emprestar tb (mto menos o carro!).

São ótimos babás!

Motoristas exemplares.

Boas companhias para comprar coisas caras. Além de apreciarem esses ítens, vão falar para vc sobre a melhor relação custo-benefício.

Bons clientes para seguradoras.

E se estiver saindo com um deles, é melhor deixar bem claro suas intenções. Lembre-se, prestativo preza a estabilidade!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Marketing e Piriguetes


"Ela faz o que lhe dá na cabeça e não está nem aí para o que pensam a seu respeito. Seu figurino segue a filosofia “vestida para matar”, com saias coladas e curtas para panicat nenhuma botar defeito." Revista Veja

Essa descrição me faz lembrar na hora da Suellen, personagem da novela da globo.Como a arte imita a vida, claro que esta personagem existe baseado nas muitas Suellens que encontramos facilmente hoje em qualquer lugar, especialmente nas baladas.
foto de http://www.oxentemenina.com/
 Piriguetes sem dúvidas fazem parte do arquétipo do Amante, este arquétipo é movido pelo prazer e sensação de pertencer. Não vou falar deste arquétipo agora, mas não posso deixar de comentar das boas sacadas de marketing para este grupo.
Tem goste, e tem quem não goste, mas para quem trabalha com marketing, o que importa é só uma coisa: piriguetes compram e compram bastante. Com a grande necessidade de pertencer, elas jamais ficarão pra trás e deixarão de comprar os modelitos da última moda.
A marca Nathalia Freitas está fazendo o maior sucesso no mundo pirigueteiro. Tudo curtíssimo, justíssimo, incluindo claro, o clássico: calça legging (branca, para quem pode), e top, acompanhado de salto alto.
Interessante é que por enquanto a marca nova atrai compradoras somente com a vitrine. O site e o logotipos são bem amadores, sem nenhuma atração. Mas a concorrência direta para este público ainda está começando, então é possível vender bem sem ter de fato uma marca estruturada...por enquanto.


Já a Cravo e Canela, tem um marketing perfeito para este público. "Dos meios termos eu mantenho distância. Meu santo é forte, a carne é fraca" frases típicas das piriguetes que deixam claro para quem quiser ouvir, geralmente em alto (literalmente) e bom som, que elas brigam pelo que querem, fazem barracos, apostam em si mesmas e não resistem às tentações.
A frase está na home page do site, e é dita de forma mais completa nas propagandas de tv, com boa locução, voz firme, causando nas piriguetes a identificação com a marca e a sensação de fazer parte de um grupo e ser aceita.
Oferecer produtos que piriguetes (ou qualquer outro grupo de pessoas) comprem e só, não é marketing, é só vendas.
Criar uma marca que personifique seu público alvo, que faça com que ele se veja nela, isso é marketing, e isso sim é capaz de construir uma relação emocional cliente - marca, que no fim das contas gerará mais vendas.

domingo, 23 de setembro de 2012

Vendendo para o Explorador

Como se faz o marketing eficaz para este público?

Produtos autênticos
Peças de colecionador que tenham história
Personalizado
Objetivo
Vendas online funcionam bem
Tem que se sentir especial
Não gosta de mtas parcelas para não se sentir preso.
Material resistente pq explorador vai ou quer ir para lugares inóspitos. E pq está pensando em aventuras e deixa o produto cair.

Este arquétipo também é ideal para sua marca se o seu produto pode ser consumido em movimento. Ele se diferencia de outros produtos da mesma categorias que são mais conformistas ou comuns.

Empresas com perfil do Explorador

Para vender para o explorador, imagine que ele durante toda a vida faz uma jornada e precisa de
acessórios.

Esses acessórios geralmente são de materiais resistentes, duráveis e personálizeis. Porque o este arquétipo gosta de fazer as coisas do seu jeito, gosta de ser diferente, é assim que ele mostra quem é.
Algumas marcas:
  

Carros, geralmente 4x4,mesmo que de fato o explorador não viaje para lugares inóspitos, ele gosta de pensar que "pode" ir a qualquer momento. Além disso, esses carros sempre trazem com eles a mensagem explícita ou não de "sem limites". E tudo que remete à liberdade, toca o coração do Explorador.


 

Outra categoria diferente de carro, mas que também funciona, são os carros "pesonalizados" como o Smart . É pequeno, (explorador vai sozinho, não é mto de grupo),
é personalizado (permite que o Explorador se expresse), é diferente...

Google Chrome, o navegador mais personalizável / Starbucks, todos os detalhes que chamam atenção do Explorador.

Acessórios para jornada. Produtos resistentes, que permitem ir à qualquer lugar.Além do apelo que todos tem com a natureza e a liberdade.



  
 Acessórios que permitem que as pessoas escolham as suas coisas, suas músicas. Como ipad, itunes...etc e o avô walkman (inventado por um brasileiro! http://www.redetec.org.br/inventabrasil/pavelw.htm) também são apelativos, permitem que as pessoas façam as coisas sozinhas.