domingo, 11 de agosto de 2013

Marketing do Criador

A arte tb é uma válvula de escape. Veja, uma moça passou num concurso público e passa o dia fazendo tarefas que ela considera enfadonhas. Mas qdo chega em casa, ela cria um blog de moda, e depois vai à aulas de desenho de moda e sente realizada.
Alguém aguenta os gritos do chefe, e chega em casa e pinta um desenho com cores fortes e assim consegue por pra fora a raiva que sente.
Outra pessoa toma um fora da namorada e escreve um poema, ou uma canção e se sente aliviado por se expressar.
Qto mais a vida foge do controle, maior é o número de pessoas que precisam da válvula de escape.
Então, este tb não é um forte público alvo? Pessoas que nunca desenharam/ costuraram, fizeram escultura, que acham que nem tem mto talento, mas que se poderiam participar de algo assim que as fizessem se liberar das pressões?

Estive numa empresa de software em que vários programadores adoravam palpitar na área de design pq era uma forma de dar vazão a esta necessidade de arte. Eles passavam o dia só programando, corrigindo códigos e vendo telas azuis. Sempre que tinham uma oportunidade, olhavam para o design.
Além do que, a arte promove a auto-estima. Este é outro ponto que pode ser aproveitado. Existem mtas crianças, adolescentes tímidos que são ótimos público-alvo. Através da arte eles podem se expressar, já que aquilo que as pessoas criam, é o espelho do que elas são.
Novamente, fazer produtos personalizados sempre serão uma boa ideia para as empresas que querem agradar o público do criador. Brindes personalizados, como canecas com os desenhos que elas mesmas fizeram agradam o criador. 
Caprichar na loja ou na empresa que vende o produto para o criador é essencial. O criador, como dizem por aí é mto "reparadeiro". Sim, ele vê de cara se o lugar está mal arrumado, e vai torcer o nariz se tudo for bege ou cinza monótono.
Seja criativo para atrair criativos! eles não vão querer associar a sua imagem a uma marca comum ou desleixada.
Abaixo, as maravilhosas garrafas de Absolute. Totalmente personalizadas. Quem compra uma garrafa desta compra vodka? A vodka é só um detalhe. Quem compra, guarda a garrafa, coleciona, compra arte.




As organizações do criador

As pessoas criadoras querem e precisam ter grande liberdade de ação para expressarem sua criatividade.
O que acontece se uma empresa contrata vários criadores e os trata com o foco na produção? Bom, elas não produzem! Se ressentem e vão embora. 
A alternativa - baixar a qualidade - não existe, já que as pessoas deste arquétipo evitam vender-se ao mercado.
Em geral, a qualidade é muito importante. A pechincha para elas, é como desvalorizar o produto, desabona a importância do seu trabalho. Se o criador pode pagar, ele escolhe o melhor produto ou serviço.
Autonomia no trabalho é essencial. Geralmente nas boas empresas do criador, os colaboradores controlam o próprio tempo de entrada e saída, além da maneira como realizam uma tarefa.
As roupas são informais ou extravagantes - mostrando por fora como se sentem por dentro.
O criador pode ter problemas com o perfeccionismo. Estoura prazos facilmente pq demora para ficar satisfeito com a sua arte. 
Em uma organização do criador, o mais importante não é o dinheiro, é a beleza.



Produtos do criador

A maioria das pessoas tem algum meio criativo de expressão. As pessoas pintam, costuram, fazem marcecnaria, jardinagem, decoram a casa, usam maquiagem, entre outros.
Um produto antigo do criador é a máquina de costura. Curiosamente foi a Singer, que tb inventou o pagamento em prestações, em 1845. As máquinas de costura eram mto caras e a classe média (público alvo) não conseguia pagar à vista por elas.
Por falar em moda, Channel revolucionou a moda, não só pelas criações maravilhosas e práticas que ela fez, como tb pq ela criou uma maneira nova das pessoas se expressarem. Usar Channel, significa alguma coisa. Significa ser prática, elegante, criativa. 
Channel com certeza foi uma mulher do arquétipo do criador. Movida pela vontade de se expressar.
Abaixo segue o meu adesivo da Channel, que eu fiz, por causa do meu arquétipo do criador precisando se expressar:

http://www.autenticaarte.com
Outros produtos, serviços e marcas são: Faber Castell, Derwent Watercolor, Galaxy Note, Ipad, Imaginarium, revistas de HQ, brinquedos inspirados em personagens.


O Criador

Pessoas do arquétipo do Criador tem naturalmente muitas ideias e ficam satisfeitas em verem essas ideias tomarem formas.
Naturalmente expressivo, original e criativo, que gosta de demonstrar a sua criatividade e muitas vezes são capazes de motivar o pensamento criativo em outros.
Sobre o criador:
Desejo: criar algo de valor, duradouro, reconhecimento.
Meta: dar forma às ideias.
Medo: ter uma visão medíocre, trabalho medíocre.
Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística.
Tarefa: criar cultura, expressar a própria visão.
Armadilha: perfeccionismo, criação equivocada.

Pessoas deste arquétipo têm a necessidade de criar e inovar. Olham para as coisas e imaginam que elas poderiam ser de outra forma. Se não podem criar, se sentem sufocadas.
Não gostam do que é comum. Expressam sua criatividade em suas roupas, casas, escritórios, etc.
Os criadores temem que suas criações sejam julgadas severamente pelos outros. Embora eles mesmos possuem um senso mto crítico em relação à própria criação. Geralmente todo criador é altamente perfeccionista. Como resultado, temem dar ouvidos a essa voz interior e nunca terminar uma obra.

Para o criador, estruturas determinam resultados. Cada criador tem uma visão, que é a oportunidade de expressar a si mesmo. Então um criador não gosta de dar continuidade ao trabalho de outro, como por exemplo, usar alguns desenhos já prontos de outro artista para um composição. Ele tem a necessidade de começar sua estrutura do zero. Neste ponto são parecidos com políticos. Valorizam a estrutura. Cada um tem a sua visão. 
Hoje existem mtos programas de tv voltados para o criador. Ser criador não é só fazer escultura ou pintura, é dar forma a uma estrutura. Aí entra os programas de emagrecimento - um personal trainer visualiza o potencial e quer (literalmente) mudar a forma daquela estrutura. Quer recriar:


E apesar das mulheres terem voltado ao mercado de trabalho a um bom tempo, o arquétipo do criador, voltado para o lar, ainda é bem forte, como mostram os diversos programas de culinária, de decoração, artesanato, moda...etc:


Os criadores adoram desmantelar velhas estruturas para criar novas. É isso que a maioria dos consultores, especialmente os de marketing fazem. Mesmo que não trabalhem com a arte, podem ter o arquétipo do criador dentro de si.

Aí embaixo segue a minha poltrona. Ela é super antiga, eu reformei duas vezes, primeiro em zebra e depois deixei bem colorida. Agora, pq eu não comprei uma poltrona nova? Pq o meu arquétipo do criador me faz querer, eu mesma por a mão na massa e reformar - me expressar. Então produtos e serviços que me dão esta oportunidade são mto atraentes para mim. Criador não quer tudo pronto. Quer fazer!
Odeia produtos em massa - commodities. Quer tudo personalizado.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Amante no trabalho (sem piadinhas!)


No trabalho o amante é realmente dedicado, pq ele não tem problemas em se doar. A ligação dele com a empresa é tb emocional, então qdo tudo está bem, o trabalho flui perfeitamente, mas a dificuldade aqui é lidar com os problemas da empresa sem levar para o lado pessoal.

Uma crise pequena se transforma numa grande crise por causa da carga emocional do amante.
Mais do que outros arquétipos, o amante quer o reconhecimento no trabalho. Elogie!

Detalhe - notem que algumas marcas famosas do Amante usam logotipos que se entrelaçam, se fundem. 



Marketing para Amantes


No marketing tb é assim. Amantes criam fácil uma relação com as marcas. Se a relação será de amor ou ódio, depende da atitude da marca. Todo mundo gosta de ser bem atendido, mas o amante gosta de ser especial, e se conseguir isso ele retribuirá pq tem uma ligação emocional.

Meu amigo Eduardo é deste arquétipo. Lembro-me dele triste pq a Vivo tinha cometido um erro na fatura e ainda por cima o atendeu mal. Ele falava disso como falava de uma pessoa: “eu sou cliente há anos, eu pago em débito automático; eu gosto da Vivo e eles me tratam assim!”

Aliás, é recorrente ouvir Eduardo falar de marcas assim: “sou cliente há anos, gasto muito lá, gosto da marca”.

Em lojas, sempre que é bem atendido ele diz para atendente que adorou o trabalho dela, faz questão de expressar. Assim tb, qdo é mal atendido...saí de baixo!

É dica velha, mas vale investir em cartões parabenizando este cliente, chamar pelo nome. Promoções que transmitam a mensagem de que ele faz parte de um grupo seleto, de que ele é um dos primeiros a ser contatado. Enfim fazê-lo se sentir especial.

Como é cinestésico campanhas em que de fato ele pode pegar, experimentar um produto, são mais efetivas do que as campanhas em que ele apensa pode ver. Amostras grátis são uma ótima opção.

Outra coisa, é que o amante compra produtos que atraiam a atenção para ele. Adora o último lançamento tecnológico, o carrão, a comida de boa qualidade – devidamente fotografada e postada.

Á primeira vista, o amante parece mesmo ser um exibicionista, e eu não sei se realmente é. Mas eu sei que se o produto favorece à exibição, ao romance e sedução - grandes chances  do amante comprar.
Venus de botticelli ícone de beleza - amante.




Arquétipo do Amante

Quando se trata do arquétipo do amante, a pergunta central é: meu produto/serviço faz com que essa pessoa seja apreciada pelos outros?

Lendo a palavra “amante”, logo associamos com alguém que é a 3° pessoa num relacionamento, mas aqui não se trata disso, trata-se de alguém que coloca o amor como o centro de sua vida. No sentido de procurar sempre, por todos os meios, ser apreciado pelas outras pessoas.




O amante é cinestésico (pessoa que precisa tocar em outras pessoas, objetos,etc). Ele abraça de verdade e odeia os “beijinhos no ar”.


Valoriza mto a beleza. O amante é sempre aquela pessoa cheirosa, bem vestida. Tem a casa limpa e em ordem.
O amante está sempre medindo o tamanho da consideração que se tem por ele. Medindo e comparando com a que se tem com outras pessoas.

Quando vc tem um amigo deste arquétipo, certamente ele quer ser o melhor amigo, o que saberá primeiro das notícias, o primeiro a ser lembrado.

Claro que ele tb é um amigo dedicado, amoroso e sempre ciumento. E não terá problemas em comprar coisas de boa qualidade para agradar. Sim, o amante gasta!

Como já disse acima, não se trata aqui do amante como 3° pessoa no relacionamento, mas tb existe esta tendência neste arquétipo. O amante não tem problemas em se doar, em falar o que os outros querem ouvir, em se aconchegar. Então se tornam pessoas muito atraentes, com mtas “ofertas” aparecendo e assim fica difícil resistir à tentação!