domingo, 11 de agosto de 2013

As organizações do criador

As pessoas criadoras querem e precisam ter grande liberdade de ação para expressarem sua criatividade.
O que acontece se uma empresa contrata vários criadores e os trata com o foco na produção? Bom, elas não produzem! Se ressentem e vão embora. 
A alternativa - baixar a qualidade - não existe, já que as pessoas deste arquétipo evitam vender-se ao mercado.
Em geral, a qualidade é muito importante. A pechincha para elas, é como desvalorizar o produto, desabona a importância do seu trabalho. Se o criador pode pagar, ele escolhe o melhor produto ou serviço.
Autonomia no trabalho é essencial. Geralmente nas boas empresas do criador, os colaboradores controlam o próprio tempo de entrada e saída, além da maneira como realizam uma tarefa.
As roupas são informais ou extravagantes - mostrando por fora como se sentem por dentro.
O criador pode ter problemas com o perfeccionismo. Estoura prazos facilmente pq demora para ficar satisfeito com a sua arte. 
Em uma organização do criador, o mais importante não é o dinheiro, é a beleza.



Produtos do criador

A maioria das pessoas tem algum meio criativo de expressão. As pessoas pintam, costuram, fazem marcecnaria, jardinagem, decoram a casa, usam maquiagem, entre outros.
Um produto antigo do criador é a máquina de costura. Curiosamente foi a Singer, que tb inventou o pagamento em prestações, em 1845. As máquinas de costura eram mto caras e a classe média (público alvo) não conseguia pagar à vista por elas.
Por falar em moda, Channel revolucionou a moda, não só pelas criações maravilhosas e práticas que ela fez, como tb pq ela criou uma maneira nova das pessoas se expressarem. Usar Channel, significa alguma coisa. Significa ser prática, elegante, criativa. 
Channel com certeza foi uma mulher do arquétipo do criador. Movida pela vontade de se expressar.
Abaixo segue o meu adesivo da Channel, que eu fiz, por causa do meu arquétipo do criador precisando se expressar:

http://www.autenticaarte.com
Outros produtos, serviços e marcas são: Faber Castell, Derwent Watercolor, Galaxy Note, Ipad, Imaginarium, revistas de HQ, brinquedos inspirados em personagens.


O Criador

Pessoas do arquétipo do Criador tem naturalmente muitas ideias e ficam satisfeitas em verem essas ideias tomarem formas.
Naturalmente expressivo, original e criativo, que gosta de demonstrar a sua criatividade e muitas vezes são capazes de motivar o pensamento criativo em outros.
Sobre o criador:
Desejo: criar algo de valor, duradouro, reconhecimento.
Meta: dar forma às ideias.
Medo: ter uma visão medíocre, trabalho medíocre.
Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística.
Tarefa: criar cultura, expressar a própria visão.
Armadilha: perfeccionismo, criação equivocada.

Pessoas deste arquétipo têm a necessidade de criar e inovar. Olham para as coisas e imaginam que elas poderiam ser de outra forma. Se não podem criar, se sentem sufocadas.
Não gostam do que é comum. Expressam sua criatividade em suas roupas, casas, escritórios, etc.
Os criadores temem que suas criações sejam julgadas severamente pelos outros. Embora eles mesmos possuem um senso mto crítico em relação à própria criação. Geralmente todo criador é altamente perfeccionista. Como resultado, temem dar ouvidos a essa voz interior e nunca terminar uma obra.

Para o criador, estruturas determinam resultados. Cada criador tem uma visão, que é a oportunidade de expressar a si mesmo. Então um criador não gosta de dar continuidade ao trabalho de outro, como por exemplo, usar alguns desenhos já prontos de outro artista para um composição. Ele tem a necessidade de começar sua estrutura do zero. Neste ponto são parecidos com políticos. Valorizam a estrutura. Cada um tem a sua visão. 
Hoje existem mtos programas de tv voltados para o criador. Ser criador não é só fazer escultura ou pintura, é dar forma a uma estrutura. Aí entra os programas de emagrecimento - um personal trainer visualiza o potencial e quer (literalmente) mudar a forma daquela estrutura. Quer recriar:


E apesar das mulheres terem voltado ao mercado de trabalho a um bom tempo, o arquétipo do criador, voltado para o lar, ainda é bem forte, como mostram os diversos programas de culinária, de decoração, artesanato, moda...etc:


Os criadores adoram desmantelar velhas estruturas para criar novas. É isso que a maioria dos consultores, especialmente os de marketing fazem. Mesmo que não trabalhem com a arte, podem ter o arquétipo do criador dentro de si.

Aí embaixo segue a minha poltrona. Ela é super antiga, eu reformei duas vezes, primeiro em zebra e depois deixei bem colorida. Agora, pq eu não comprei uma poltrona nova? Pq o meu arquétipo do criador me faz querer, eu mesma por a mão na massa e reformar - me expressar. Então produtos e serviços que me dão esta oportunidade são mto atraentes para mim. Criador não quer tudo pronto. Quer fazer!
Odeia produtos em massa - commodities. Quer tudo personalizado.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Amante no trabalho (sem piadinhas!)


No trabalho o amante é realmente dedicado, pq ele não tem problemas em se doar. A ligação dele com a empresa é tb emocional, então qdo tudo está bem, o trabalho flui perfeitamente, mas a dificuldade aqui é lidar com os problemas da empresa sem levar para o lado pessoal.

Uma crise pequena se transforma numa grande crise por causa da carga emocional do amante.
Mais do que outros arquétipos, o amante quer o reconhecimento no trabalho. Elogie!

Detalhe - notem que algumas marcas famosas do Amante usam logotipos que se entrelaçam, se fundem. 



Marketing para Amantes


No marketing tb é assim. Amantes criam fácil uma relação com as marcas. Se a relação será de amor ou ódio, depende da atitude da marca. Todo mundo gosta de ser bem atendido, mas o amante gosta de ser especial, e se conseguir isso ele retribuirá pq tem uma ligação emocional.

Meu amigo Eduardo é deste arquétipo. Lembro-me dele triste pq a Vivo tinha cometido um erro na fatura e ainda por cima o atendeu mal. Ele falava disso como falava de uma pessoa: “eu sou cliente há anos, eu pago em débito automático; eu gosto da Vivo e eles me tratam assim!”

Aliás, é recorrente ouvir Eduardo falar de marcas assim: “sou cliente há anos, gasto muito lá, gosto da marca”.

Em lojas, sempre que é bem atendido ele diz para atendente que adorou o trabalho dela, faz questão de expressar. Assim tb, qdo é mal atendido...saí de baixo!

É dica velha, mas vale investir em cartões parabenizando este cliente, chamar pelo nome. Promoções que transmitam a mensagem de que ele faz parte de um grupo seleto, de que ele é um dos primeiros a ser contatado. Enfim fazê-lo se sentir especial.

Como é cinestésico campanhas em que de fato ele pode pegar, experimentar um produto, são mais efetivas do que as campanhas em que ele apensa pode ver. Amostras grátis são uma ótima opção.

Outra coisa, é que o amante compra produtos que atraiam a atenção para ele. Adora o último lançamento tecnológico, o carrão, a comida de boa qualidade – devidamente fotografada e postada.

Á primeira vista, o amante parece mesmo ser um exibicionista, e eu não sei se realmente é. Mas eu sei que se o produto favorece à exibição, ao romance e sedução - grandes chances  do amante comprar.
Venus de botticelli ícone de beleza - amante.




Arquétipo do Amante

Quando se trata do arquétipo do amante, a pergunta central é: meu produto/serviço faz com que essa pessoa seja apreciada pelos outros?

Lendo a palavra “amante”, logo associamos com alguém que é a 3° pessoa num relacionamento, mas aqui não se trata disso, trata-se de alguém que coloca o amor como o centro de sua vida. No sentido de procurar sempre, por todos os meios, ser apreciado pelas outras pessoas.




O amante é cinestésico (pessoa que precisa tocar em outras pessoas, objetos,etc). Ele abraça de verdade e odeia os “beijinhos no ar”.


Valoriza mto a beleza. O amante é sempre aquela pessoa cheirosa, bem vestida. Tem a casa limpa e em ordem.
O amante está sempre medindo o tamanho da consideração que se tem por ele. Medindo e comparando com a que se tem com outras pessoas.

Quando vc tem um amigo deste arquétipo, certamente ele quer ser o melhor amigo, o que saberá primeiro das notícias, o primeiro a ser lembrado.

Claro que ele tb é um amigo dedicado, amoroso e sempre ciumento. E não terá problemas em comprar coisas de boa qualidade para agradar. Sim, o amante gasta!

Como já disse acima, não se trata aqui do amante como 3° pessoa no relacionamento, mas tb existe esta tendência neste arquétipo. O amante não tem problemas em se doar, em falar o que os outros querem ouvir, em se aconchegar. Então se tornam pessoas muito atraentes, com mtas “ofertas” aparecendo e assim fica difícil resistir à tentação! 





sábado, 24 de novembro de 2012

O Prestativo


_Ju, não anda na calçada ao lado da rua, um carro pode perder a direção, subir na calçada e te atropelar.


_Olha, senta atrás do banco do motorista, pq estatisticamente se acontecer um acidente, é este lado que fica menos detonado.

_Juliana! não deixe seu copo destampado na balada! pode passar alguém  e jogar alguma coisa na sua bebida!

Meu amigo Ricardo é como arquétipo e adjetivo, o Prestativo. Ele está sempre cuidando de todo mundo, sem nem perceber que faz isso. Claro que este arquétipo é um pouco pessimista, afinal, ele precisa pensar no pior que pode acontecer para prevenir possíveis acidentes e situações indesejadas.

A Johnson & Johnson é uma empresa deste arquétipo tb. Seus produtos são para cuidar e proteger a família. É confiável, aconchegante. 
O Prestativo - Ricardo, estava assistindo uma apresentação minha sobre arquétipos e qdo viu esta imagem da Johson, deu um pulo: "agora eu sei pq eu só saio com mães!".
rs....acontece que o Ricardo é solteiro, sem filhos, mas há anos que ele só se envolve com mulheres que tem filhos. Ele achava que era um tipo de karma, ou coisa assim, mas viu que como ele é tão prestativo, e o prestativo precisa "cuidar" acaba agradando mto às jovens mães!

Bem, ele enxergou isso como uma oportunidade de "nicho de mercado" - namorar jovens mamães. Atualmente pensa em comprar um minivan pra levar todas as crianças...rs. Sim, pq os relacionamentos com as mães terminam, mas ele continua sendo o "tio" favorito dos filhos delas e sempre os visita.

Marcas tradicionais tb são atrativas. O prestativo não gosta de se arriscar. Ele não vai fazer questão em "ter um estilo". Ele quer estar estar bem vestido sim, mas com marcas convencionais, assim não corre o risco de errar.
Tb preferem à segurança ao invés da ousadia. Um emprego seguro, que já conhecem é mais atrativo do que um com melhor salário, que eles não conhecem, não sabem no que vai dar. Então são ideais para vagas que precisam de estabilidade.
Por causa da estabilidade com o grupo, os prestativos qdo se chateiam com alguém, dificilmente brigarão com essa pessoa. Preferem se afastar e ficar quietos esperando a raiva passar, ou se não tiver jeito, preferem excluir a pessoa do grupo de amizades, sem fazer alardes.

Dicas:
Sim, vc pode emprestar algo para o prestativo, ele não vai quebrar e vai devolver. Embora eles não gostem de pedir nada emprestado...e nem de emprestar tb (mto menos o carro!).

São ótimos babás!

Motoristas exemplares.

Boas companhias para comprar coisas caras. Além de apreciarem esses ítens, vão falar para vc sobre a melhor relação custo-benefício.

Bons clientes para seguradoras.

E se estiver saindo com um deles, é melhor deixar bem claro suas intenções. Lembre-se, prestativo preza a estabilidade!