quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Marketing e Piriguetes


"Ela faz o que lhe dá na cabeça e não está nem aí para o que pensam a seu respeito. Seu figurino segue a filosofia “vestida para matar”, com saias coladas e curtas para panicat nenhuma botar defeito." Revista Veja

Essa descrição me faz lembrar na hora da Suellen, personagem da novela da globo.Como a arte imita a vida, claro que esta personagem existe baseado nas muitas Suellens que encontramos facilmente hoje em qualquer lugar, especialmente nas baladas.
foto de http://www.oxentemenina.com/
 Piriguetes sem dúvidas fazem parte do arquétipo do Amante, este arquétipo é movido pelo prazer e sensação de pertencer. Não vou falar deste arquétipo agora, mas não posso deixar de comentar das boas sacadas de marketing para este grupo.
Tem goste, e tem quem não goste, mas para quem trabalha com marketing, o que importa é só uma coisa: piriguetes compram e compram bastante. Com a grande necessidade de pertencer, elas jamais ficarão pra trás e deixarão de comprar os modelitos da última moda.
A marca Nathalia Freitas está fazendo o maior sucesso no mundo pirigueteiro. Tudo curtíssimo, justíssimo, incluindo claro, o clássico: calça legging (branca, para quem pode), e top, acompanhado de salto alto.
Interessante é que por enquanto a marca nova atrai compradoras somente com a vitrine. O site e o logotipos são bem amadores, sem nenhuma atração. Mas a concorrência direta para este público ainda está começando, então é possível vender bem sem ter de fato uma marca estruturada...por enquanto.


Já a Cravo e Canela, tem um marketing perfeito para este público. "Dos meios termos eu mantenho distância. Meu santo é forte, a carne é fraca" frases típicas das piriguetes que deixam claro para quem quiser ouvir, geralmente em alto (literalmente) e bom som, que elas brigam pelo que querem, fazem barracos, apostam em si mesmas e não resistem às tentações.
A frase está na home page do site, e é dita de forma mais completa nas propagandas de tv, com boa locução, voz firme, causando nas piriguetes a identificação com a marca e a sensação de fazer parte de um grupo e ser aceita.
Oferecer produtos que piriguetes (ou qualquer outro grupo de pessoas) comprem e só, não é marketing, é só vendas.
Criar uma marca que personifique seu público alvo, que faça com que ele se veja nela, isso é marketing, e isso sim é capaz de construir uma relação emocional cliente - marca, que no fim das contas gerará mais vendas.